segunda-feira, 27 de setembro de 2010

EQUIPE DO JORNAL NACIONAL NO AR CHEGA A NOSSA SENHORA DO SOCORRO.

O município de Nossa Senhora do Socorro foi sorteado na noite deste domingo, 26, no Fantástico e vai receber nesta segunda-feira, 27, a Equipe do Jornal Nacional, comandada pelo jornalista Ernesto Paglia.

De três semanas para cá, o Brasil filtrado pelas lentes ufanistas da propaganda política tem sido confrontado com a realidade no Jornal Nacional. No quadro JN no Ar, o noticiário da Globo realiza a cada edição uma espécie de blitz jornalística, com o intuito de verificar as conquistas e mazelas do chamado “Brasil profundo”. O repórter Ernesto Paglia e uma equipe de outros sete profissionais passam um dia em uma cidade de maisde 40.000 habitantes, no interior, conferindo de perto seus problemas. Na mesma noite em que a reportagem é exibida, Paglia acompanha ao vivo o sorteio do lugar a ser visitado no dia seguinte.

Por onde andou, a equipe flagrou hospitais públicos inoperantes, estradas em frangalhos, saneamento precário ou inexistente, obras inacabadas e altas taxas de analfabetismo. O experiente Paglia impressionou-se, em particular, com a situação da saúde em lugares como Guarapari, no Espírito Santo. “Embora a cidade tenha mais de 100.000 habitantes e receba 600.000 visitantes entre o Ano-Novo e o Carnaval, quem precisa de atendimento medico pelo SUS só pode contar com 69 leitos de pequenos hospitais privados conveniados. E nenhum deles é para emergências”, relata.

A proposta do JN no Ar vai além de denunciar mazelas. Paglia e sua equipe também vêm encontrando experiênciaspositivas — ainda que boa parte delas se deva à boa vontade do cidadão comum. Na abandonada São Sebastião, cidade satélite de Brasília, Paglia descobriu a eficiência de um projeto de alfabetização conduzido por um morador movido apenas pelo interesse no progresso do lugar em que vive. Se, apesar desses exemplos alentadores, ao final de cada JN no Ar fica a impressão de que este ainda é um país com problemas imensuráveis, é porque o quadro não abdica da função primordial do jornalismo.

Fonte: SN1 (Fredson Navarro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário